Este projeto tem como objetivo dar continuidade ao atendimento de crianças que encerraram o ciclo da educação infantil na instituição, cujas famílias não possuem condições de mantê-las em um lugar seguro durante o período em que as mesmas não estão nas escolas de ensino regular da rede pública de ensino (ensino fundamental). Considerando o perfil socioeconômico dessas famílias, há a necessidade de pai, mãe e/ou responsáveis trabalharem em período integral para sustento do lar. Para além deste público, a entidade também atende crianças da comunidade que não possuíam vínculos anteriores com a instituição e também demandam do mesmo serviço. Com caráter preventivo e baseado na defesa de direitos das crianças, o Lar da Menina com intuito de prevenir situações de vulnerabilidade e risco social oferece além atividades de reforço escolar, auxílio na execução dos deveres escolares com acompanhamento/orientação pedagógica e acompanhamento psicossocial às crianças e suas famílias, oferece ainda, oficinas de Karatê,recreação, artesanato, inteligências emocionais, arte e cultura, vivência educativa e cidadã e informática; visando interagir com o contexto social no qual estão inseridos, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários dos mesmos, em prol do desenvolvimento integral destas crianças.Atualmente, devido à escassez de recursos financeiros, sendo este, um projeto financiado com recursos próprios e com apoio de parceiros, estamos atendendo um grupo com 20 crianças no período matutino.
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Desenvolver ações para prevenção de situações de risco e/ou vulnerabilidade social;
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Acompanhar as crianças e famílias através do atendimento psicossocial (psicólogos e assistente social);
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Reforçar o aprendizado adquirido na escola de ensino regular através do acompanhamento e orientação pedagógica;
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Investir no envolvimento da comunidade, por meio das famílias, trabalhando seu empoderamento;
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Desenvolver atividades que estimulem a criatividade;
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Desenvolver atividades culturais e artísticas no ambiente pedagógico;
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Dar acompanhamento e suporte às tarefas escolares nos quais manifestam dificuldades;
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Trabalhar, através das artes plásticas, as aptidões das crianças nas múltiplas inteligências;
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Fortalecer os vínculos familiares e comunitários, incentivando a socialização;
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Transferir às crianças princípios de disciplina, valores, de ética e de solidariedade;
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Desenvolver mecanismos de fortalecimento da auto-estima das crianças;
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Trabalhar, com auxílio dos psicólogos, a inteligência emocional.